terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O mito da supermãe está a regressar - Sociedade - PUBLICO.PT

O mito da supermãe está a regressar - Sociedade - PUBLICO.PT

Não posso deixar de ajudar a promover a discussão deste assunto, a bem do bom desenvolvimento dos laços humanos, gregários, que tão desvalorizados têm sido pelas sociedades actuais.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Khoisan são os humanos geneticamente mais ricos

Estudo capa da «Nature» apresenta genoma completo de caçador-recolector do deserto Kalahari

Ora aqui está uma notícia interessante, e que nos deve levar a pensar... sobre muita coisa!...
Ainda há pouco tempo passei aos meus alunos o "velho" filme "Os Deuses Devem Estar Loucos".
Tanta boa - preciosa, mesmo! - lição para todos o filme ainda conserva!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O que é ser mãe?

Outra história recolhida ou inventada por Leo Buscaglia. Outra história bonita:

Os alunos da professora de primeira série Debbie Moon estavam a examinar uma fotografia de família.

Uma das crianças da fotografia tinha os cabelos de cor bem diferente dos demais.

Alguém logo sugeriu que essa criança tivesse sido adoptada.

Logo uma menina falou:

- Sei tudo sobre adopção, porque eu fui adoptada.

Logo outro aluno perguntou-lhe:

- O que é "ser adoptado"?

- É - disse a menina - que a gente cresce no coração da nossa mãe, e não na barriga!

O conforto emocional, além das palavras

Não sei se a história que se conta é verdadeira, ou é uma ficção.
Seja como seja, é muito bonita, contada por Leo Buscaglia.
Ora, oiçam!
Era uma vez...

Um rapazinho, pequenito, tinha um vizinho, um velhinho, cuja esposa havia falecido há pouco tempo. O senhor estava a chorar.
Ao vê-lo chorar, o menino foi para o quintal dele, e simplesmente sentou-se ao colo do velhinho.
Quando a mãe perguntou a ele o que havia dito ao velhinho, ele respondeu:

- Nada. Ajudei ele a chorar.

Esta criança, diz Leo, tinha quatro anos de idade.

Não estudes mais, estuda melhor

Hoje em dia, mais do que nunca, em que tanta oferta educativa se põe diante dos estudantes, a chave do sucesso parece ser esta:
  • Não estudes tanto, estuda melhor
Quantos estudantes conhece cada um de nós que se surpreendem por verem colegas que parecem - ou são mesmo! - menos inteligentes, mas que, todavia, obtêm melhores resultados escolares?
Ora se o que faz a diferença nos resultados escolares não é o nível ou o tipo de inteligência, o que é senão a disciplina e a educação do esforço e do trabalho escolar?
Vale a pena reflectir... vale a pena investigar..