quinta-feira, 19 de março de 2009

Do pensar ao fazer

O relatório da UNESCO para a a observação do estado da educação para todos, em todo o mundo, em 2009, diz o seguinte:
A gestão e a regulação mais eficaz [dos serviços escolares] são mais fáceis de decidir nos seus princípios do que concretizá-las realmente na prática.
Ora não será que nos deparamos com a mesma situação na gestão e na regulação dos comportamentos individuais?

sexta-feira, 13 de março de 2009

Charles Darwin, bicentenário, emoções e educação

Numa altura em que se comemora o bicentenário do nascimento de Charles Darwin, vale bem a pena pensar e discutir acerca do que ele diz do seu - a muitos títulos, notável! - livro sobre a expressão das emoções nos homens e nos animais.É mesmo no final, na última página do livro, em jeito de conclusão:
"O facto de experimentarmos uma emoção através de sinais exteriores faz com que ela seja intensificada. A repressão, pelo contrário, de todos os sinais exteriores da emoção, na medida em que é possível, conduz a um atenuamento da mesma. Uma pessoa que não refreie os gestos violentos quando está furiosa, acaba por aumentar a sua fúria; quem não controla os sinais do medo, irá sentir ainda mais esse medo; e alguém que permanece passivo quando é esmagado pela dor, perde com isso a sua principal hipótese de recuperar a elasticidade mental."
Darwin, C., A Expressão das emoções nos homens e nos animais, Lisboa, Relógio D'água Editores, 2006, p. 336.