Orientei hoje uma acção de formação sobre a Psicologia de Desenvolvimento na Adolescência. A acção teve como destinatário um grupo de 18 auxiliares de acção educativa, e durou cerca de 3 horas.
Numa determinada fase da sessão, através da técnica da triagem sucessiva, o grupo pode construir o seguinte “perfil negativo” do adolescente:
1. Teimosos2. Não têm responsabilidades
3. Desobedientes
4. Exigentes
5. Refilões
6. Pensam que já são adultos
7. Faltam ao respeito
8. Mentirosos
Entretanto, esta selecção final (foram os oito mais votados em escolha pessoal final) resultou da filtragem de uma lista inicial que incluía ainda os seguintes “atributos”:
· Não ouvem os conselhos dos mais velhos· Mal-educados
· Não dão valor ao que têm
· Pensam que têm sempre razão
· Não querem ouvir um não
· Não ligam às regras
· São sempre coitadinhos
· Preguiçosos
· Pensam que sabem tudo
· Esquecem a educação da família
· Dorminhocos
· Intolerantes
· Não gostam de estudar
· Vivem na ilusão
· Levam tudo na brincadeira
· Não medem as palavras que dizem
· Não sabem brincar
· Impacientes
· Complicados
· Conflituosos
· Inconsequentes
· Não gostam de ser repreendidos
· Têm complexos com o corpo
· Agressivos na comunicação
· Instáveis sentimentalmente
· Mentem com argumentos ingénuos
· Desorganizados
· Presunçosos
· Provocadores
· Gostam de ser o centro das atenções
Independentemente da justeza da caracterização, das atribuições ou dos qualificativos, o que penso ser de realçar é a riqueza, é a diversidade das coisas que foram ditas. De mais a mais, num grupo tão pequeno! Esta diversidade constitui-se como um extraordinário ponto de partida, não apenas para trabalhos ou dinâmicas de grupo (seja ele constituído por pais, professores, outros educadores; jovens; ou seja misto), mas também para recorrentes reflexões pessoais sobre a condição de adolescente; a relação com os adolescentes; e a educação dos adolescentes.
Em próxima oportunidade será elaborado o “perfil positivo” do adolescente.
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