Qual é o verdadeiro problema:
a) é a pessoa do jovem utilizador?
b) o Facebook / o Messenger?
c) o fim para que é (são) utilizados?
d) é uma questão de regulação do tempo gasto com estas aplicações da Internet?
e) é uma questão de regulação dos motivos e das razões para usar estas aplicações da Internet?
Vá, vamos lá, mais um tema para ler, pensar e discutir, em casa e na escola.
Um estudo da Open University, na Holanda, revela que o uso de redes sociais como o Facebook promove um pior desempenho académico. O investigador Paul Kirschner ancorou-se nos exemplos de 219 estudantes de uma universidade pública holandesa para constatar que os que não usavam as redes sociais tinham melhores notas, por oposição aos utilizadores do Facebook ou do Twitter.
Outra das conclusões da investigação é que os utilizadores do Facebook estudam menos horas - entre uma e cinco horas por semana, enquanto os que não utilizam dedicam-se ao estudo entre 11 a 15 horas semanais.
Querendo avaliar a teoria de que o cérebro do jovem moderno é capaz de processar simultaneamente vários canais de informação, o estudo preliminar da equipa holandesa confirmou o contrário: os adeptos do multi-tasking (a realização de várias tarefas ao mesmo tempo) precisam de mais tempo para aprender e cometem mais erros no processamento da informação.
Vá, vamos lá, mais um tema para ler, pensar e discutir, em casa e na escola.
Publicado em 08 de Setembro de 2010
Um estudo da Open University, na Holanda, revela que o uso de redes sociais como o Facebook promove um pior desempenho académico. O investigador Paul Kirschner ancorou-se nos exemplos de 219 estudantes de uma universidade pública holandesa para constatar que os que não usavam as redes sociais tinham melhores notas, por oposição aos utilizadores do Facebook ou do Twitter.
Outra das conclusões da investigação é que os utilizadores do Facebook estudam menos horas - entre uma e cinco horas por semana, enquanto os que não utilizam dedicam-se ao estudo entre 11 a 15 horas semanais.
Querendo avaliar a teoria de que o cérebro do jovem moderno é capaz de processar simultaneamente vários canais de informação, o estudo preliminar da equipa holandesa confirmou o contrário: os adeptos do multi-tasking (a realização de várias tarefas ao mesmo tempo) precisam de mais tempo para aprender e cometem mais erros no processamento da informação.
Sem comentários:
Enviar um comentário